domingo, 14 de agosto de 2011

saudade, pai



não me lembro de conhecer uma pessoa mais apaixonada por comida do que o meu pai. ele era um verdadeiro entusiasta!! e, pior, como ele cozinhava BEM! aqui em casa, com exceção de umas irmãs 'teimosas' (rs), é todo mundo meio acima do peso. e não dava pra ser diferente!! às vezes, aos sábados, quando chegávamos da igreja, nos esperava um almoço árabe ou italiano ou chinês... nas massas e nos molhos ele era craque. fazia bruschetta, alichella, molhos que cozinhavam durante horas a fio e depois ficava lá, todo cheio, recebendo os elogios.

e o exagero?? ele era exagerado na mesma proporção em que era apaixonado. almoço pra 6? comida pra 10. e se vem mais UM de última hora??? meldels, não vai dar a comida!!! resultado? almoço pra 15! rsrs...
quando começamos a ganhar as visitas da Isa - 'netinha' postiça que ele ganhou de presente em vida - além de craque e exagerado ele ficou babão! chegou a preparar QUATRO mini hamburgueres num almoço em que ela comeu... bem... chutando alto: MEIO. haha!

e as ceias de natal?? ele nunca contou mas a gente sabe que ele guardava dinheiro o ano inteiro pra isso. e era, de fato, a melhor refeição do ano. o dia era uma loucura!!! e a gente que não inventasse de se meter ou de querer mudar alguma coisa! rsrs... a véspera de natal aqui em casa tem cheiro, cor, sabor... eu sei exatamente como é o meu 'cheiro de natal' (por mais esquisito que isso possa parecer).

e as tradições da família?? cachorro quente no pão francês e com alface em TODAS as sextas à noite, a pizza no pão sírio com molho caseiro, o almoço no sábado mais próximo ao aniversário... tudo girava em torno da comida, né?

não fomos só minhas irmãs e eu que ficamos órfãs quando meu pai se foi. os sábados também ficaram. os domingos, segundas, terças, quartas, quintas e sextas também ficaram. os aniversários, os natais, anos-novos, dia das mães...

e a saudade? é a pior parte. se fecho os olhos sei exatamente o toque dos cabelos, o tamanho do abraço, a textura da mão, o perfume delicioso... mas tenho, sim, muita fé de que um dia - que não vai demorar muito mais a chegar - a gente ainda vai se ver de novo. aí não vai ter pra ninguém!! festa no céu. espero que todo mundo que ler isso aqui ache o nosso endereço lá pra poder comprovar isso tudo o que eu disse aqui. tá todo mundo convidado!

o bom é que lá não vai engordar.

* 2 anos || dia dos pais
** nem preciso dizer que minha mãe também manda bem demais na cozinha e que a gente nunca deixou de passar muito bem por aqui. inclusive - e especialmente - aos sábados. ;)

Um comentário:

Gabi Reis disse...

Lindo, Flá. Texto excelente: emotivo, tátil, palatável..todos nós temos nossos cheiros e sabores...isto se chama memória gustativa. Sabores que lembram sensações, sentimentos, pessoas amadas...adorei!!!

bejoooo

Gabi Reis