quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ny [HEART] kosher

não é fácil ser judeu ortodoxo no brasil. não é o meu caso, mas é o caso do meu chefe. e eu vou te dizer porque: quase não existem restaurantes que servem kosher e até mesmo os produtos pra preparo caseiro não são muitos. fora que vc só encontra a grande maioria deles em casas especializadas! mas em ny (AAAAH, NY!) é tudo diferente. já começa com a enorme população da colônia judaica na cidade. estão no estado de ny mais de um milhão de judeus!! e lá não faltam opções pra eles! porções grandes, pequenas, todos os tipos de produtos que vc puder imaginar... pra galera do kosher, ny é um SUCESSO!! fora que vc encontra produtos kosher em qualquer lugar. até algumas daquelas barraquinhas das esquinas dizem que são kosher (mas meu chefinho não acredita muito nisso, não... rsrs...). enfim, ny.


fonte: site

estando lá a trabalho, almocei todos os dias da semana com meu chefe. pude, então, conhecer do melhor do universo kosher da cidade. mas tudo começou logo na minha chegada, cedinho, no café-da-manhã. já cheguei chamando a tradição dos new yorkers e fui comer bagel (não, apesar de tudo ainda não tenho estômago pra encarar hambúrguer com coca-cola de manhã... peguei leve na tradição... rs...) num kosher na 45th, o milk ‘n honey. estive lá 3 vezes durante a viagem e experimentei bagel simples (plain) com cream cheese e azeitona, bagel integral (whole wheat) com cream cheese e, no penúltimo dia, já com o estômago mais treinado, um simples com patê de atum. amei todos. o melhor é que, só comia um desses lá pelas 9h e só voltava a sentir fome lá pelas 15h, que meio que era nosso horário de almoço. eles ainda têm milhões de tipos de bagel, opções de muffins, iogurtes, sucos, pães... gostei mesmo.

fora o milk ‘n honey, conheci 4 restaurantes kosher nos quais fui pra almoçar. não tirei fotos das coisas em respeito ao meu chefe (ele não merece esse mico... HAHA), mas vou falar das coisinhas gostosas que comi e postar umas fotos da net msm.


fonte: site

o primeiro visitado foi o le marais – francês na 46th. escondidinho, discreto e maravilhoso. estive lá duas vezes. na primeira, pedi certo um l’entrecote com fritas e salada verde. prato bem no estilo dos new yorkers: gigante. não agüentei tudo, mas valeu cada pedacinho. a carne estava um pouquinho mais gordurosa do que eu gostaria mas, nossa, tava muito bom. de entrada, meu chefe pediu uma lingüiça bovina apimentada que era uma glória. pensei muito no meu pai. ele ia amar. mesmo.


fonte: site

da segunda vez, pedi o classic burger c/ fritas, claro (e as fritas do les marais são imbatíveis!). confesso que esqueci de um detalhe: pelas regras, a comida kosher não mistura jamais carne com qq derivado de leite ou ovos. logo, burger sem o cheese, mesmo. nem preciso falar que era gigante tbm, né? muito, muito bom. carne de primeira, ponto perfeito... senti saudade de um queijinho, mas tava ótimo mesmo assim!
e a sobremesa, gente?? uma torta de maçã fininha com sorvete que eu nunca vou esquecer.

depois fui ao mr. broadway. aí, minha gente, rolou química. rolou a faísca. rolou amor verdadeiro amor eterno. POUTS, que lugar legal!! simplão, grandão... quem imaginaria a magia daquele lugar?? haha. #poetizando...
acho que nesse dia meu chefe tava bem com fome pq pediu umas 90 entradas! haha! porção de faláfel com tahine, hommus, pães sírios, patê de fígado (meu lado pobre não me permitiu gostar), o melhor picles que eu já comi nessa vida e o incrível kibe!! segundo o boss, aquele é o kibe verdadeiro. não é inteiro de carne, como estamos acostumados aqui, mas tem uma massinha por fora... sorry, mas é inexplicável!!
e não é só isso!! essas foram as entradas! meu prato principal foi um sanduíche de pastrami na baguete que estava mais do que divino. amei muito esse almoço. pena que só fomos lá uma vez...
quero muito voltar lá, gente! quero muuuuito um dia levar o namo lá!!! só pensava nele durante o almoço... :’)


fonte: site

aí, a coisa começou a ficar chique. com um aniversariante entre nós, fomos ao the prime grill. totalmente diferente dos outros. mais moderno e mais novo. uma coisa que eu achei bem curiosa foi que em quase todos os kosher eles serviam sushi a qq hora do dia. as opções do prime grill eram bem interessantes, mas acabamos não pedindo. :(


fonte: site

aceitei a sugestão da mocinha e escolhi a massa do dia: talharim com pedaços de frango e molho de cogumelos. que delícia! SENHOR, eu não mereço tanto!! vou te falar que, neste momento, estou com água na boca só de lembrar! mas tem o famoso mico-eterno-novaiorquino: a gente come, come, come e a montanha do prato nunca acaba!!! eu acho muito triste deixar comida e tal, mas não dá!! impossível dar conta do prato todo... mas, ó, amei.
o momento incrível do almoço foi a sobremesa: um petit gateau sem leite e sem ovo. mas como??? não me pergunte. eu não cozinho, eu como. mas que tava perfeito, tava. fora o sorvete, né? tbm sem leite e tbm maravilhoso.


fonte: site

por último, mas não menos chiquetoso, o sòlo – restaurante que fica no prédio da sony. quase não conseguimos mesa pq tinha que ter reserva. disputado, esse, viu? mas deu td certo. de entrada, pãezinhos com um ‘primo’ do hommus que eu, infelizmente, não guardei o nome. mico. detonei. muito, muito bom. nesse almoço, o último, eu fiz a minha pior pedida... não que não estivesse bom, mas a galera que pediu o tal do franguinho assado se deu moooito bem. ficaram falando tanto que eu até fiquei tristinha... hahaha! eu comi um sanduíche de frango grelhado com manjericão e abacate.


fonte: site

gente, amei minha peregrinação kosher!! espero voltar no inverno pra ter, de novo, um post tão grande quanto esse!!
pensamento positivo DJÁ!!!!

;)


milk ‘n honey
22 west 45th street, ny

le marais
150 west 46th street, ny

mr. broadway
1372 broadway (entre a 37th e a 38th), ny

the prime grill
60 east 49th street, ny

sòlo
550 madison ave, ny


Nenhum comentário: